14 janeiro 2011

Fonte: SemMais Jornal                             23-12-2010
                    Por Joaquim Guerra


Sesimbra passa o ano com ‘título’ nacional de lnverno
Estão fechadas as contas do futebol sénior nacional no que a 2010 diz respeito. E, ao olhar para as classificações das equipas que representam o distrito nos nacionais, mora em Sesimbra o único emblema que passa o ano na condição de líder.
De facto, 2010 apresentou-se como um ano marcante para os sesimbrenses, que festejaram o título de campeões da I Distrital e estão a assumir destaque na lll Divisão F.
É certo que o campeonato ainda vai a meio, mas no Estádio da Vila Amália, há um plantel motivado para continuar a liderar.
Tiago Fatia, 35 anos, é o treinador da equipa do GD Sesimbra. Na última época, chegou ao clube e festejou o seu primeiro título de uma carreira de treinador. No último domingo, com o empate a zero, em Moura, comandou os sesimbrenses a uma série de cinco jogos sem perder, confirmando a liderança na prova.
“Foi um ano muito bom. Fui campeão e acabo o ano em primeiro lugar. É o meu melhor ano de treinador de sempre”, assume o técnico, que começou a treinar há sete épocas.

Em jeito de balanço ao desempenho competivo do plantel, Tiago Fatia revela que o segredo do sucesso esteve na consolidação.
"Tivemos a preocupação de manter a maioria dos jogadores, as rotinas e hábitos de vencer. Isso é a chave do nosso sucesso. Apesar do ritmo da III Divisão ser diferente, aprendemos e adaptámo-nos tão rapidamente quanto possível e, até agora, conseguimos fazer um bom campeonato.”
O bom campeonato representa, por esta altura, a liderança. Lugar que o treinador admite ser algo surpreendente.
“Não esperava estar à frente. Mas, à medida que a prova avançava, vimos que não éramos inferiores a ninguém, o que nos aumentou ainda mais a nossa motivação.”
O Sesimbra tem um plantel com 27 jogadores. Um conjunto que, segundo o treinador, deixa antever renovados motivos de ambição.
“O plantel tem jogadores com maturidade e próximo do seu auge competitivo. A médio prazo podemos almejar a algo mais. Não sabemos como as coisas vão correr, mas temos uma equipa capaz para continuar a fazer sonhar os sesimbrenses.”
E será segurar a promoção o objectivo final? “Continuamos disciplinados e a perseguir o nosso caminho.  A nossa preocupação é, mesmo, ficar entre os seis primeiros e garantir a manutenção. Se nos mantivermos em lugares de topo no final da primeira fase, é provável que os objectivos sejam redefinidos, mas ainda é cedo.”

Equipa decisiva para evolução pessoal
Foi no 1º de Maio Srilhense que Tiago Fatia encetou a sua carreira de treinador. Conhecedor da realidade distrital, o presidente do Sesimbra, Sebastião Patrício, confiou-o a missão de devoÌver a equipa aos nacionais. Não desperdiçou a oportunidade e viu a confiança renovada.
Hoje assume que evoliu muito e não esconde o desejo de continuar a vencer pelo Sesimbra.
“Sinto-me um treinador melhor. Aprendi a lidar com outro tipo de plantel, com jogadores com outra cultura competitiva. Adaptei-me a eles e eles aos meus
princípios. Esse equilíbrio foi determinante para o sucesso de todos.” conta o técnico que assume ser observador atento dos métodos dos colegas de
profissão.
Por esta altura, Tiago Fatia está “ampÌamente satisfeito com o trabalho desenvolvido em Sesimbra”, e não hesita em mostrar ambição. “Como todos os treinadores, gostaria de chegar mais acima. Gostava que fosse com o
Sesimbra e pelo caminho mais difícil e entusiasmante: subir com a equipa com a qual trabalhamos”.
Refira-se que, ao cabo de 12 jogos, o Sesimbra é lider com 21 pontos, fruto de 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Tem o 2º melhor ataque da prova, com 22 golos, e a melhor defesa (7 golos).

Poucas mexidas garantem sucesso

Sem comentários:

Enviar um comentário